Esta é casa da minha infância, aqui vivi dos 3 aos 15 anos, altura em que viemos para Aveiro. Depois ainda nos pertenceu e passou a casa de férias até aos meus 25 anos, altura em que a vendemos. Hoje já não tem as escadas exteriores e subiu um andar pois teve intervenção de arquitecto e está bonita mas já não é a minha casa. Esta casa está situada em frente à Ria, a 500 metros da Ponte da Varela nas Quintas do Norte a uns 4 Km da Torreira.
Tínhamos praia privativa. É verdade com escritura e tudo. O terreno da Ria em frente a casa era nosso. Um privilégio eu sei. E tínhamos muitos outros.
Esta foto não está datada, mas julgo de 1973, o ano em que comprámos a casa. A ser, tenho 4 anos e sou a que não aguenta de todo o sol nos olhos, e a minha irmã 3 anos e parece suportar um bocadinho melhor o sol pois só tapa um olho com a mão. Foi o meu pai que tirou a fotografia e por isso quem está na foto é a minha mãe e o tio António que nos tinha vindo visitar.
Como as sardinheiras da minha mãe ainda estavam muito pequenas e a preto e branco eu colori com buxos e hortências em vasos grandes.
A imagem da casa é importante pois este "mundo em que vivi" é totalmente passado aqui nesta casa, no jardim desta casa, no quintal desta casa, na praia desta casa, com os vizinhos desta casa, nos quintais dos vizinhos desta casa,...
2 comentários:
Eu tenho alguns desses sentimentos em relação, à casa, casarão lindíssimo, que era da minha avó e que foi vendida tinha eu nove anos.
Agora moro perto, passo por ela várias vezes no mesmo dia, e sinto sempre aquela tristeza, uma mágoa que as saudades vêm fazendo crescer cada ano que passa :- )
percebo-te. :)
Enviar um comentário