Translate

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"100 idees", 1974



... ou ao fim de 36 anos... Sim, há coisas assim! Esta revista é de 1974, tinha eu 5 anos, e pedi à minha mãe para me fazer este casaco. A minha mãe não o fez. Como sempre foi, e ainda é um hábito, ver e rever as mesmas revistas várias vezes por ano e durante vários anos e há revistas que são muito especiais e esta é sem dúvida uma delas..., todos os anos ou sempre que a revia, fiz o mesmo pedido. Não sei porquê mas este casaco nunca me foi feito. Durante uns quantos anos anos (entre os meus 25 e os 35 anos, mais ou menos) esqueci-me dele pois a revista esteve juntamente com outras também antigas mas especiais, encaixotada numa despensa. Há 5 anos a minha mãe muda de casa e (re)encontrei-a. E claro, a paixão por este casaco não tinha morrido com o passar-do-tempo, muito pelo contrário..., e mais uma vez pedi à minha mãe para o fazer. A minha mãe riu-se..., "sempre gostaste desse casaco!" - "pois gostei e gosto e tu nunca mo fazes...". Mas ainda não foi desta, mas também não voltou a cair no esquecimento e de lá para cá todos os Invernos o pedi. Este ano em Agosto, estávamos a fazer praia em Espinho, e numa segunda-feira, fomos à Feira de Espinho, coisa que não fazia-mos há mais de 20 anos, e vi uma lã de cor cinza, que gostei e não dei hipótese à minha mãe. "Mãe compra-me esta lã para fazeres aquele casaco que te peço desde os 5 anos." Mais uma vez a minha mãe riu-se, e disse "está bem!". A minha mãe disse que mo fazia para o Natal, mas entusiasmou-se e ficou pronto em fins de Outubro! Vesti-o no dia seguinte e durante mais de uma semana vestia-o dois dias seguidos fazendo um intervalo de um dia e voltando a mais dois dias seguido de outro intervalo de um dia e com um sorriso de orelha-a-orelha contava esta história a todos quantos mo gabavam. O meu primo Tó com o seu sempre sentido de humor disse: "bem, só tem 15 dias mas já podia estar no Museu do Traje!", eu não diria tanto, mas bem podia estar no MUDE, juntamente com a revista!
Aqui, http://coolar-te.blogspot.com/2008/11/as-revistas_18.html estão outras páginas e a capa desta mesma revista e um texto onde explico a importância das revistas na minha vida.

4 comentários:

Anónimo disse...

UF!!! A vida é difícil!!!
Eu sou testemunha de que foi tal e qual como está no texto.

guizo disse...

..."água mole em pedra dura, tanto dá até que fura." ehheeh!

maria ria disse...

Também tenho relíquias destas guardadas,sempre que lhes mexo,penso é agora que vão para o lixo,mas não consigo!!

guizo disse...

Eu não consigo mesmo..., e adoro o mau-estado em que se enontram e o cheiro a papel velho que eu adoro!